sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz 2011



New Year's eve is like every other night; there is no pause in the march of the universe, no breathless moment of silence among created things that the passage of another twelve months may be noted; and yet no man has quite the same thoughts this evening that come with the coming of darkness on other nights.
- Hamilton Wright Mabie, escritor norte-americano (1846-1916)

Clipe do Dia nº 199



Ray Charles também sabia tocar jazz...

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Clipe do Dia nº 198



Um standard do blues.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Clipe do dia nº 197



Chapeuzinho Vermelho em versão semi-erótica.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Santa Catarina


Santa Catarina de Alexandria. Certamente mais um dos engodos medievais do catolicismo, a religião que se diz monoteísta (na verdade, um triteísmo bizarro: "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo") mas abrange um panteão de santos que deixou os gregos muito pra trás em número de entidades veneradas. Minha única simpatia por essa provavelmente inventada personalidade é que ela provavelmente inspirou o batizado do agradável Estado de Santa Catarina, membro da nossa estimada federação brasileira. E é pra lá que estou indo, curtir aquele litoral inigualável e tão próximo de Porto Alegre.

P.S. Programei alguns posts até o dia primeiro: músicas para embalar o final de ano.

Minha amada imortal


Fica tranquila. Contemplando com confiança a nossa vida alcançaremos o nosso objetivo de vivermos juntos. Fica tranquila, queiras-me. Hoje e sempre, quanta ansiedade e quantas lágrimas pensando em ti... em ti... em ti, minha vida... meu tudo! Adeus... queiras-me sempre! Não duvides jamais do fiel coração de teu enamorado [Vini]. Eternamente teu, eternamente minha, eternamente nossos.

Clipe do Dia nº 196



Sonic Youth mandando bala numa música bem tranquila.

A Morte fala



Havia um mercador em Bagdá que mandou seu servo ao mercado comprar provisões e pouco depois o servo voltou, branco e trêmulo, dizendo: Mestre, agora mesmo, quando eu estava no mercado, fui empurrado por uma mulher na multidão e quando me voltei vi que tinha sido a Morte que tinha esbarrado em mim. Ela olhou para mim e fez um gesto ameaçador; me empreste seu cavalo, e eu cavalgarei desta cidade e evitarei meu destino. Eu irei para Samara, onde a Morte não me encontrará. O mercador emprestou a ele seu cavalo, o servo montou, esporeou seus flancos e partiu na maior velocidade que o cavalo podia. Então o mercador voltou para o mercado e me viu de pé na multidão, se aproximou e disse: por que você fez um gesto ameaçador para meu servo quando o viu esta manhã? Não foi um gesto ameaçador, eu disse, apenas uma expressão de surpresa. Eu fiquei surpresa de vê-lo em Bagdá, pois tenho um encontro com ele esta noite em Samara.

De Somerset Maugham.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Clipe do Dia nº 195



You can talk to me! You can talk to me! You can talk to me, if you're lonely you can talk to me!

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Clipe do Dia nº 193



Eu via o clipe dessa música no Disk MTV apresentado pela Sabrina, logo depois de chegar do Instituto.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Clipe do Dia nº 192



Rock and roll!!!

Clipe do Dia nº 191



Me lembra quando eu ia no Porão e tal.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Clipe do Dia nº 190



Vi essa música ganhar o Oscar de melhor canção. Quem diria, hein? O Oscar premiando alguém que realmente é bom.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Seongnam Ilhwa versus Internazionale


Encerrada porra nenhuma! A vida também é feita de derrotas... É bola pra frente, mermão. E a Internazionale, com a lição da outra semi-final em mente e muita habilidade no pé, não deu chance pro azar e fez um jogo sereno contra os sul-coreanos. O golzinho no início garantiu a tranquilidade, e os dois gols seguintes vieram ao natural. Inter 3 a 0. Agora é ver se o Mazembe ainda tem bala na agulha para outra façanha na final. Eu gostaria que sim, mas acho que não...

Clipe do Dia nº 189



Ah, a música. Um bálsamo.

Mazembe versus Inter


Por motivos de força maior, declara-se encerrada a cobertura da Copa do Mundo de Clubes FIFA. A derrota na final da Libertadores em 1980 para o Nacional do Uruguai, perder a final do Brasileiro de 1988 para o Bahia em casa, apanhar da LDU nos dois jogos da Recopa de 2009, ver o Ronaldo faturar a Copa do Brasil também em 2009, ser eliminado na primeira fase da Libertadores de 2007, levar 4 a 0 do Juventude na semi-final da Copa do Brasil em 1999, as duas goleadas na Bombonera para o Boca Juniors pelas Sul-Americanas de 2004 e 2005, a eliminação em casa para o Olimpia na semi-final da Libertadores de 1989... Todo time tem sua coleção de vexames e derrotas doloridas.

Ontem, o Inter conseguiu o maior de todos. É o nosso análogo do bi-rebaixamento.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Al Wahda versus Seongnam Ilhwa


Quartas-de-final na chave pelo lado da Internazionale de Milão: o time-da-casa Al Wahda contra o campeão asiático Seongnam Ilhwa da Coreia do Sul. O clube coreano foi fundado em 1989 e já o mais bem-sucedido time do país em nível doméstico, com sete campeonatos nacionais no currículo. O Andrézinho deve conhecer bem o time, pois jogou no também sul-coreano Pohang Steelers até 2007. Só pra variar, os destaques do time são os estrangeiros: o argentino Molina e o montenegrino Radončić (um time que tem um montenegrino como destaque já diz muita coisa sobre a sua qualidade técnica).

E o pior de tudo é que o time sul-coreano é o melhor dos coadjuvantes do Mundial: bem organizado, toca relativamente bem a bola e corre muito. Golearam os árabes por 4 a 1, e agora vão perder para a Inter da Milão na semi-final. Só uma zebra de proporções continentais para a final Inter x Inter não ocorrer.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Clipe do Dia nº 188



Há 42 anos atrás iniciavam-se as gravações do Rolling Stones Rock and Roll Circus, contando com participações de The Who, Jethro Tull, Eric Clapton, Taj Mahal, Marianne Faithful, John Lennon e (infelizmente) Yoko Ono.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Clipe do Dia nº 187



Donavon Frankenreiter. Ele é bigonei. Ele surfa. Ele tem voz fina. Ele faz músicas muito boas.

Mazembe versus Pachuca


Quartas-de-final na chave pelo lado do Colorado: o Mazembe, campeão africano, contra o Pachuca, campeão da CONCACAF (Américas do Norte e Central).

O Mazembe vem do Congo, um daqueles países subsaarianos em que os caras brincam de ter melanina. Mesmo que queiramos desacreditar os estereótipos, não adianta: todos times africanos sempre parecem o mesmo... Uns caras parrudos com muita força física e muito fôlego, mas uma mediana habilidade com a pelota. Agora o mais típico dos africanos é aquela atitude despretensiosa e fanfarrona, que invariavelmente acaba custando a vitória ao time. Talvez se eles fossem um pouco mais aplicados, poderiam até fazer alguma frente aos times bons (leia-se europeus e sul-americanos). O festival de penteados bizarros e a torcida incomodando foi uma reprise inevitável da Copa da África do Sul que ocorreu no meio do ano (por sorte, não tinham vuvuzelas, mas a fanfarra com músicas repetitivas durante o jogo inteiro quase foram um substituto à altura).

Já o Pachuca vem do México, um país muito simpático, principal fornecedor de mão-de-obra ilegal para o Império Ianque e com um povo fanático por futebol. O que é um fato muito curioso, considerando que os times mexicanos (a seleção nacional inclusive) teimam em serem ruins. Às vezes, dão um pequeno susto (lembro da linda eliminação do Flamengo pelo América do México em pleno Maracanã pela Libertadores em 2008), mas não passa muito disso. Taça que é bom, eles só ganham lá na CONCACAF. E o Pachuca foi aquele time que levou um sacode do Inter na Recopa em 2007 (sim, contradizendo minha frase anterior, o Pachuca foi campeão da Sul-Americana em 2006).

Logo, essa partida era similar à final da Copa do Mundo desse ano entre Espanha e Holanda: dois times com fama, histórico e alma de perdedor. Se fosse possível, teríamos que declarar dois derrotados ao final do jogo. Como o futebol não permite isso, o Mazembe conseguiu um gol no primeiro tempo (boa jogada, por sinal) e de resto correu muito, trombou bastante e baixou o sarrafo nos chicanos. O Pachuca seguiu à risca a mística mexicana e não conseguiu fazer nada para reagir (ok, eles até conseguiram duas bolas na trave). A figura do jogo certamente foi o goleiro Kidiaba, com seu tique de piscar os olhos, sua defesa destemida e a comemoração caótica. Mazembe 1 a 0: Colorado pega mais uma vez um time africano na semi-final.

Al Wahda versus Hekari United


É, meu amigo, ver os jogos relevantes do Mundial inclui ver uma bucha dessas... O campeão dos Emirados Árabes Unidos, o Al Wahda, contra o campeão da Oceania, o Hekari United da Papua Nova Guiné. Com a saída da Austrália da OFC, o nível do time-representante da Oceania vai ser sempre esse aí: times semi-profissionais que recém descobriram que a bola é redonda. Por outro lado, os árabes conseguem trazer alguns estrangeiros com os seus petrodólares, de modo a conferir um nível mais aceitável aos seus times. No caso do Al Wahda, temos os brasileiros Hugo (já jogou no São Paulo e no Grêmio), Fernando Baiano (jogou no Corinthians, Inter e Flamengo) e Magrão (ex-Palmeiras, Corinthians e Inter).

Um resultado muito mais do que esperado: goleada de 3 a 0 do Al Wahda, com dois gols de brasileiros (Hugo e Fernando Baiano). O Fernando Baiano foi o melhor do time, sem dúvida. O Al Wahda pega o sul-coreano Seongnam Ilhwa nas quartas-de-final, pelo lado da Internazionale de Milão.

FIFA Club World Cup 2010


E considera-se iniciada a cobertura oficial da Copa do Mundo de Clubes FIFA 2010 neste blog. A partir da minha sala, via Sportv com qualidade HD e tela Sony 46 polegadas, verei todos os jogos relevantes desse campeonato que reúne os seis campeões das confederações continentais e também o campeão nacional do país-sede, o Emirados Árabes Unidos. Dale Inter (o de Porto Alegre, óbvio)!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Clipe do Dia nº 186



Uma das minhas preferidas do Coltrane.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Clipe do Dia nº 185



Fugazi. Everybody movin'!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Celular



Dica do Guima.