quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Paul McCartney



Um dia desses eu estava no Lucas Bar tomando umas enquanto esperava para entrar no Gigante da Beira-Rio quando chega o Lucas - um pouco ébrio já - e me pergunta antes de qualquer coisa: "Tu prefere Beatles ou Stones?" (Provavelmente uma das perguntas mais repetidas sobre rock and roll.) Sem titubear, respondi na paleta: "Beatles!" Para minha surpresa, o Lucas diagnostica: "É reaça." Pelo jeito, quem gosta de Rolling Stones é esquerda e quem gosta de Beatles é direita. Eu acredito que lá na década de 1960 essa correlação de fato pudesse existir, mas de qualquer maneira eu sou Beatles toda vida.

Ele não me deu tempo para explicar minha escolha, mas a minha justificativa principal poderia ser resumida em uma única frase: TUDO AQUILO EM 7 ANOS. Toda aquela discografia incomparável dos Beatles, começando com os divertidos ié-ié-ié dos cinco primeiros discos, passando pelo amadurecimento consistente de 'Rubber Soul' e 'Revolver', o revolucionário 'Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band', o incrível Álbum Branco, a psicodelia infantil do 'Yellow Submarine' até os last but not least 'Abbey Road' e 'Let It Be'. Essa jornada toda durou apenas 7 anos, e nesse curto período de tempo os Beatles se transformaram na maior banda de rock and roll da história, sem que ninguém chegasse perto dessa façanha 40 anos depois. Concordo com John Lennon (mesmo ele se retratando dessa frase logo após a ter pronunciado): "The Beatles are bigger than Jesus." Com certeza ainda são! Nenhuma religião conseguiu trazer tanta alegria a tantas pessoas de origens e criações tão diferentes em tão pouco tempo.

E lá fui eu com as mulheres da minha vida, ver um dos dois que ainda estão vivos fazer um show exatamente onde começou esse post: lá no Gigante da Beira-Rio. Baixei todas minhas expectativas pensando que ele já devia estar velho, que show em estádio é sempre pior (lembranças do AC/DC), que a carreira-solo do Paul não é tão boa... Ledo engano: foi um dos shows mais afudê que eu já vi na minha vida. O coroa botou o Beira-Rio abaixo.

Longa vida a John, Paul, George e Ringo!

Um comentário:

Pree disse...

As mulheres da tua vida é que estão radiantes em dividir esse momento histórico contigo!
FOI O SHOW DA VIDA.
Agora, posso contar pros "nossos" netos que eu vi um Beatle e que eles definitivamente MUDARAM O MUNDO!

TE AMO!