terça-feira, 28 de dezembro de 2010

A Morte fala



Havia um mercador em Bagdá que mandou seu servo ao mercado comprar provisões e pouco depois o servo voltou, branco e trêmulo, dizendo: Mestre, agora mesmo, quando eu estava no mercado, fui empurrado por uma mulher na multidão e quando me voltei vi que tinha sido a Morte que tinha esbarrado em mim. Ela olhou para mim e fez um gesto ameaçador; me empreste seu cavalo, e eu cavalgarei desta cidade e evitarei meu destino. Eu irei para Samara, onde a Morte não me encontrará. O mercador emprestou a ele seu cavalo, o servo montou, esporeou seus flancos e partiu na maior velocidade que o cavalo podia. Então o mercador voltou para o mercado e me viu de pé na multidão, se aproximou e disse: por que você fez um gesto ameaçador para meu servo quando o viu esta manhã? Não foi um gesto ameaçador, eu disse, apenas uma expressão de surpresa. Eu fiquei surpresa de vê-lo em Bagdá, pois tenho um encontro com ele esta noite em Samara.

De Somerset Maugham.

Nenhum comentário: