domingo, 8 de abril de 2012

Das alterações que o ser humano inflige sobre a Terra

Pombo-passageiro fêmea viva em 1898.

O pombo-passageiro* foi uma ave que existiu na América do Norte até o início do século XX quando ele se tornou extinto devido à caça e à destruição do hábitat. A espécie vivia em enormes bandos migratórios. Um avistamento em 1866 no sul de Ontario foi descrito como tendo 1 milha (1,6 km) de largura, 300 milhas (483 km) de comprimento, e levando 14 horas para passar sobre um único ponto  com números estimados em mais de 3,5 bilhões de aves em um bando. Esse número, se correto, provavelmente representaria uma ampla fração de toda a população naquele momento.

Alguns estimam que havia de 3 a 5 bilhões de pombos-passageiro nos Estados Unidos quando os europeus chegaram à América do Norte. Outros argumentam que a espécie não era tão comum no período Pré-Colombiano, mas que seus números cresceram quando a devastação da população indígena por doenças europeias levou a uma redução na competição por alimentos. A espécie foi de uma das aves mais abundantes no mundo durante o século XIX à extinção no início do século XX. Naquele tempo, os pombos-passageiro eram um dos maiores grupos ou bandos de qualquer animal, perdendo apenas para o gafanhoto das Montanhas Rochosas**.

Gafanhotos das Montanhas Rochosas na década de 1870.

Parte da redução em seus números ocorreu devido à perda de hábitat quando os europeus começaram a se estabelecer mais para o interior do continente, especialmente porque foi acompanhado por desmatamentos massivos e conversão do hábitat para a agricultura. O fator primordial emergiu quando a carne do pombo foi comercializada como alimento barato para os escravos e para os pobres no século XIX, resultando em caça numa escala massiva e mecanizada. Houve um pequeno declínio em seus números entre 1800 e 1870, seguido por um declínio catastróficos entre 1870 e 1890. Martha, que acreditava-se como o último pombo-passageiro, morreu no dia 1º de setembro de 1914, no Zoológico de Cincinnati.

Post-scriptum: Também conseguimos extinguir o gafanhoto das Montanhas Rochosas em 1902.

Fonte: Tradução livre do verbete em inglês da Wikipedia, em http://en.wikipedia.org/wiki/Passenger_Pigeon
---

*Reino Animalia, filo Chordata, classe Aves, ordem Columbiformes, família Columbidae, espécie Ectopistes migratorius Linnaeus 1766.

** Reino Animalia, filo Arthropoda, classe Insecta, ordem Orthoptera, subordem Caelifera, superfamília Acridoidea, família Acrididae, subfamília Melanoplinae, espécie Melanoplus spretus Walsh, 1866.

Nenhum comentário: