terça-feira, 27 de abril de 2010

Gre-Nal

Não tenho a menor dúvida de que o clássico Gre-Nal é o maior clássico do mundo. Primeiro, porque o Rio Grande do Sul é o único Estado do Brasil de fato dividido em dois clubes. Rio e São Paulo têm quatro clubes com torcida grande, e a rivalidade fica diluída. Em outros Estados, incluindo Minas Gerais, têm muita torcida de Flamengo, Corinthians e outros clubes do eixo Rio-São Paulo. Só nós somos dicotômicos quasi-plenos: ou tu é gremista, ou tu é colorado, ou tu é pau mole.

O futebol europeu é uma bichice sem tamanho. E nos outros continentes, pouca coisa se salva. Talvez o Superclásico entre Boca Juniors e River Plate consiga rivalizar com nosso Gre-Nal. Mas vou apelar para um argumento egocêntrico à la Mineiro e defender o nosso, porque - afinal - eu torço pra um dos times envolvidos.

Mas enfim, alguns pensamentos relembrados no último clássico:

(1) A sensação ruim de perder é mais intensa do que a sensação boa de ganhar. Sinto isso e concluo pela reação dos torcedores do time que perde e do time que ganha. Já li isso em algum livro de divulgação científica... Tristeza não tem fim, felicidade sim.

(2) Me impressiono com o fanatismo imbecil que algumas pessoas têm com relação ao futebol, a ponto de as torcidas terem que entrar separadas no estádio. Exatamente a mesma coisa que acontece com a religião, vide Jerusalém. Lá no Maracanã, vi um Vasco e Botafogo em uma área que era comum pras duas torcidas. Proponho que todos colorados e gremistas que acham que o outro lado tem que morrer, que se juntem em algum lugar e realizem seus desejos.

(3) Falta de títulos aumenta o fanatismo da torcida que vai ao estádio. Deve ser porque só quem gosta mesmo do time é que vai no estádio. Lembro que na década de 90, quem era colorado e discutia futebol, era MUITO colorado. Logo depois de 2006, encheu de torcedor-turista no Beira-Rio que mal sabia que o Inter era vermelho. Em tempo: a Geral do Grêmio - torcida mais fanática daqui - surgiu e cresceu nos anos 2000...

(4) Gauchão é uma merda - tô nem aí perder essa bosta - mas perder pro Grêmio em casa é foda.

Um comentário:

Pree disse...

Viuuuuuuuuuuuuu!!!!

beijo tricolooore.