quarta-feira, 4 de agosto de 2010

David Hume


Alguém já tentou ler esses filósofos do naipe de Nietschze, Kant, Platão, Derrida e Sartre? Eu já folheei com admiração alguns livros desses caras, mas o jargão me impediu. E o pior: às vezes é jargão datado, de séculos atrás. Pelas frases e parágrafos que eu li era possível entender pouca coisa. Então - principalmente por isso - nunca li um livro desses caras.

Já li um que outro filósofo mais moderno, e os dois que eu posso dizer que realmente gostei dos livros são o Peter Singer e o Julian Baggini. Vários cientistas acabam escrevendo sobre alguma coisa de filosofia, como o Steven Pinker e o Carl Sagan. De qualquer modo, de uma maneira ou de outra se tem contato com a obra e os pensamentos desses filósofos mais antigos, e - feita essa ressalva de nunca ter lido diretamente nenhum deles - o que eu mais simpatizo é o David Hume.

O David Hume nasceu na Escócia em 1711 e faleceu em 1776, e era cético e naturalista naquela época. Só vou colocar algumas frases dele:

A wise man proportions his belief to the evidence.

Nothing is more surprising than the easiness with which the many are governed by the few.

What a peculiar privilege has this little agitation of the brain which we call 'thought'.

No testimony is sufficient to establish a miracle, unless the testimony be of such a kind, that its falsehood would be more miraculous than the fact which it endeavors to establish.

Reason is, and ought only to be the slave of the passions, and can never pretend to any other office than to serve and obey them.

The great end of all human industry is the attainment of happiness. For this were arts invented, sciences cultivated, laws ordained, and societies modeled, by the most profound wisdom of patriots and legislators. Even the lonely savage, who lies exposed to the inclemency of the elements and the fury of wild beasts, forgets not, for a moment, this grand object of his being.

It is not contrary to reason to prefer the destruction of the whole world to the scratching of my finger.

Eu gosto mais do David Hume e gosto mais do Monty Python:

Um comentário:

guima disse...

essa leitura não é pra leigos, o daniel mesmo me confessou uma vez. é densa e tensa a parada ehehe!

enfim, até tu que foi criado a sustagem com pera e neurônio com granola, não entendeu. tâmo junto!

eu obviamente tenho minhas opiniões e argumentações, aquelas famosas de filosofia de meia pataca com besteirol aloprado. próxima oportunidade falamos, bom post. abras!