segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Discos da Vida: Blue Train


Das minhas incursões iniciais ao jazz, as quais admito que não passam de uma molhada de pés num grande oceano (ficou poético demais?), esse é o disco que eu mais gosto do cara que eu mais gosto. Também é da 'Blue Train Sessions' o pôster mais bonito que tenho no meu quarto. Esse é o primeiro disco solo do Jonh Coltrane, e segundo consta é um disco que adere ao estilo hard bop vigente na época. Na Wikipedia, fonte inesgotável de sabedoria, diz: The title track is a long, rhythmically variegated blues with a brooding minor theme that gradually shifts to major during Coltrane's first chorus. Me lembrou daquelas descrições de vinho, com a diferença que essa aqui parece fazer sentido para quem tenha o conhecimento necessário, ao contrário das de vinho, que na grande maioria das vezes soam simplesmente como uma tentativa parca de verbalizar o que não se transpõe em palavras. Mas pode ser que soe assim só porque eu sou ignorante no assunto, ou porque minha rinite alérgica tenha avariado mais o meu olfato do que minha audição.

De qualquer maneira, certamente a lembrança desse disco tocando na sala dela sob uma agradável penumbra somente interrompida pela aconchegante luz amarela das velas distribuídas pelo recinto, aliado ao delicioso aroma de incenso contribuiu para eu gostar dele.

Um comentário:

Pree disse...

Eu gosto mais de velas, e eu gosto mais do Coltrane!

Só o Jazz salva!
TE AMO.