quarta-feira, 30 de junho de 2010

Persepolis


Já vinha namorando há algum tempo esse livro. Comprei. É uma história em quadrinhos auto-biográfica que abrange desde a infância até a vida adulta de Marjane Satrapi, que era uma menina de 10 anos quando estourou a Revolução Islâmica no Irã, e quando adolescente foi mandada pelos pais para a Europa durante 4 anos, mas retornou ao Irã depois. O estilo do desenho é bem simples e bonito, todo em preto e branco. E a história é muito boa também, excelente. Agora quero ver a animação que fizeram baseada no livro.

E foi impossível não lembrar da minha mãe, que quando vê filmes sobre o Oriente diz: "Como é bom ter nascido no Ocidente!" Por outro lado, fica nítido no livro o quanto nos apegamos ao nosso local de origem, pois apesar de toda liberdade que a protagonista goza na Europa, ela ainda se sente deslocada e tem vontade de voltar e de fato volta ao Irã... O velho dilema de ir morar em outro lugar, longe de casa. Bom, já faz mais de uma década que a autora mora na França, logo é possível sim que nossa terra natal seja tão opressiva/pobre/restrita que preferimos ir morar em outro lugar.

De qualquer modo, viva o Ocidente da democracia liberal, do estado de direito, dos direitos humanos, da igualdade entre os sexos, da liberdade de imprensa e - principalmente - da liberdade individual!

Um comentário:

Pree disse...

Quero ver o filme.