sexta-feira, 2 de julho de 2010

Holanda


E pelo menos fomos eliminados pela Holanda: grande país! Futebolisticamente já simpatizava com a seleção pelo uniforme, que eu acho que é um dos mais bonitos, e também por causa das histórias sobre a famosa Laranja Mecânica, que ao que parece revolucionou o futebol, mesmo perdendo pra Alemanha na final. E - obviamente - porque é o país do nosso clube-irmão, o grandioso e heróico Ajax de Amsterdam!

Mas também admiro o país por outras razões, e a principal delas é por ser um dos países com as maiores liberdades individuais do mundo. Lá é permitido o aborto (tem um barco holandês que atraca nos países onde o aborto é proibido, pega as mulheres que quiseram pagar pra fazer e vão pra águas internacionais - onde a lei que vale é a do país de origem da embarcação), a prostituição, o uso de maconha, a eutanásia, o casamento homossexual, e todas essas liberdades que um dia todos países hão de ter. E também descobri por meio do livro 'Cosmos' do Carl Sagan que a Holanda viveu um período de alto desenvolvimento político-cultural-econômico durante o século XVI (aquela época em que os holandeses dominaram a região do Maranhão), ou seja, a história vem de longe.

Curiosidade: Holanda na verdade é o nome de somente um dos distritos dos Países Baixos, a designação correta do país. E o laranja do uniforme vem do brasão do William de Orange-Nassau, o pai fundador da nação. Um dia quero ir lá!

Nenhum comentário: