quarta-feira, 28 de julho de 2010
"Ilusão" de óptica
A casa A é exatamente do mesmo tom de cinza da casa B.
O sistema visual precisa determinar a cor dos objetos no mundo. Nesse caso, o problema é determinar o tom de cinza das casas no tabuleiro. Simplesmente medir a luz proveniente de uma superfície (a luminância) não é suficiente: uma sombra irá obscurecer uma superfície, de modo que uma superfície branca numa sombra pode refletir menos luz do que uma superfície negra sob luz total. O sistema visual utiliza diversos truques para determinar onde as sombras estão e como compensar por elas, a fim de determinar o tom de "tinta" cinza que pertence àquela superfície.
O primeiro truque é baseado no contraste local. Sob uma sombra ou não, a casa que está mais clara que as casas vizinhas é provavelmente mais clara que a média, e vice-versa. Na figura, a casa clara na sombra está cercada por casas mais escuras. Portanto, mesmo que a casa seja fisicamente escura, ela é clara quando comparada com as casas vizinhas. De modo recíproco, as casas escuras fora da sombra são cercadas por casas mais claras, portanto parecem escuras em comparação.
Um segundo truque se baseia no fato de que as sombras freqüentemente têm bordas suaves, enquanto que as bordas de pinturas (como as das casas) freqüentemente têm bordas definidas. O sistema visual tende a ignorar as mudanças graduais nos níveis de luz, de tal maneira que possa determinar a cor das superfícies sem ser confundido pelas sombras. Nessa figura, a sombra se parece com uma sombra, tanto porque tem bordas suaves quanto porque o objeto sombreador está visível.
Fonte
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário