sábado, 9 de outubro de 2010

Determinismo



Dado por um instante uma inteligência que pudesse compreender todas as forças pelas quais a natureza é animada e a respectiva situação dos seres que a compõem - uma inteligência suficientemente vasta para submeter esses dados à análise - ela iria abarcar na mesma fórmula os movimentos dos maiores corpos do universo e daqueles mais leves átomos; para ela, nada seria incerto e o futuro, assim como o passado, iria estar perante os seus olhos.
- Pierre-Simon Laplace, Ensaio Filosófico sobre as Probabilidades

É possível conciliar o conceito de livre-arbítrio com aquele de um Universo composto de partículas físicas submetidas a campos de força? Eu acho que não... Acho que o livre-arbítrio é uma ilusão produzida pelo funcionamento do nosso cérebro, que julga tanto o seu possuidor como as outras pessoas que também possuem cérebro como agentes capazes de controlar seu comportamento e, portanto, imputáveis por cometerem crimes e dignas de mérito quando bem sucedidas. Uma ilusão útil e inescapável no nosso cotidiano, mas ainda assim uma ilusão.

E eu só escrevi esse texto porque era inevitável que eu o escrevesse, afinal de contas foi tudo o resultado de partículas físicas submetidas a campos de força.

2 comentários:

Luiz Augusto disse...

Citando dois grandes filósofos:

"It is inevitable." - Agent Smith, Matrix

"You see there is only one constant. One universal. It is the only real truth. Causality. Action, reaction. Cause and effect." - The Merovingian, Matrix Reloaded

Vinicius disse...

Me citando:

"Matrix é um bom filme de ação. Como filme sobre filosofia é ruim."