domingo, 17 de outubro de 2010

Política, política, política

Não sei se é justificável alguém negligenciar a própria família em prol de estranhos. Será que a política, nesse caso, não é uma mera desculpa para se esquivar das responsabilidades?
- Nelson Mandela


Hoje em dia é moda, é cool, dizer que se gosta de política. Eu acho que política é semelhante ao direito: ambos deveriam representar o que há de mais nobre na nossa natureza, mas - pelo contrário - são as áreas de atividade humana onde o que há de pior na nossa natureza tem as maiores oportunidades de se expressar. E as oportunidades raramente são desperdiçadas.

É cool gostar de política. Eu prefiro música, cinema, biologia, pintura, literatura, filosofia, química, futebol...

3 comentários:

Pree disse...

É COOL acompanhar durante os 4 anos de mandatos o que seus deputados, senadores, prefeitos, governadores e presidente fazem.
É COOL ler com prazer a história das grandes revoluções mundiais e entender que graças a capacidade e organização política de milhares de proletários ou injustiçados,reis e rainhas perderam seus tronos.
É COOL entender como funciona a máquina e o sistema que rege e domina o mundo e perceber que mesmo (os que querem ficar de fora disso) são joguetes nas mãos de grandes instituições politicas, religiosas futebolistas ou estudantis.
É COOL trabalhar com políticos e ver como eles são capazes de exercer o poder pleno da dissimulação e falsidade e saber que aquilo não passa de uma máscara.
É COOL mostrar as pilantragens de um sistema que talvez nunca caia, mas que poucos sabem a sistemática suja e as vezes maldosa desse mundo.
É COOL política, porque em primeiro lugar quem entra nela quer poder. A teoria do poder absoluto e a luta frenética para se manter nele.
É COOL quando eles não se reelegem e voltam a ser apenas cidadãos comuns.
É COOL gostar de política sim, porque quem não gosta e prefere música, televisão, futebol..., acaba fazendo como mais de UM MILHÃO DE PAULISTAS: elegendo um palhaço como parlamentar.
É COOL gostar de política, e é dificil demais encontrar aqueles que gostem. Não enche nem uma mão.
É realmente lamentável não ter uma cidade cheia de gente COOL por aqui...

Vinicius disse...

Muitas questões diferentes ao mesmo tempo. Tentando distinguir algumas...

1. Eu me INTERESSO por política. Todos deveriam se interessar, afinal é a vida de todos nós que está em jogo. Acho muito bom ver uma democracia em funcionamento, em contraste com os governos autoritários dos reis, papas, emires e outros tipos de ditadores que foram a norma para toda a nossa espécie até poucos séculos atrás e ainda são em muitas nações do mundo.

2. Política lida com poder e dinheiro. Inevitável que atraia alguns dos tipos mais podres da sociedade. Ainda assim, a democracia é o único modo de governo que se pode derrubar um desses tipos do poder sem derramamento de sangue, mas com apertar de botões. O incômodo da política é ter que acompanhar os conchavos e conluios entre os podres, que demoram a saírem de cena.

3. Preferir música ou biologia à política não significa alienação política. Eu simplesmente prefiro falar e ler sobre esses outros assuntos, mais do que de política. Ainda assim, leio e falo sobre política.

4. O que me motivou a esse post foi a impressão que muita gente diz que "gosta de política" porque soa intelectual, assim como dizer que "gosta de Nietzsche". Mais do que isso, passa a ideia de uma intelectualidade espontânea - "eu nem preciso fazer força para ler e buscar informações sobre política: eu GOSTO de política". Eu não consigo empatizar com essa ideia. Cinema é muito mais divertido que política.

Pree disse...

Convenceu-me!

A propósito, dizem que o prazer político beira o sexual...

será que a biologia explica?