quinta-feira, 4 de março de 2010

Asterix

 

Uma época que meu vô trabalhava no Rio e vinha todo fim-de-semana pra Porto Alegre, eu já sabia que sexta-feira era dia de ler Asterix. Meu vô comprava no aeroporto, provavelmente vinha lendo no avião e quando chegava aqui me dava o álbum.

Fora os desenhos do Albert Uderzo que são totalmente excelentes, as histórias do René Goscinny eram hilárias. No clássico estilo francês, exaltava a bravura e astúcia dos gauleses ao mesmo tempo em que debochava dos tapados do Império (os romanos da época, que seriam o equivalente dos ianques na atualidade). De vez em quando, eu pego um pra reler e nunca me decepciono. Minto, da década de 90 em diante o Uderzo (que faz sozinho desde que o Goscinny morreu em 1977) perdeu a mão e nunca mais fez um álbum bom.

Os filmes em animação também eram muito bons. Sempre me lembro da cena da repartição pública quando tenho aqueles encontros imediatos com a burocracia (link em espanhol, não achei em português).

Esses romanos são loucos!

Nenhum comentário: