domingo, 28 de março de 2010

Pitaco político: esquerda e Israel

Se você não é de esquerda até os 25 anos, você não tem coração. Se você ainda é de esquerda quando chega aos 35 anos, você não tem cérebro.
- Adaptado de uma frase de François Guizot, erroneamente atribuída a Winston Churchill

  

Há um bom tempo atrás pechei com um site chamado Political Compass, cuja motivação é a idéia de que a tradicional divisão do espectro político em direita e esquerda é muito simplista. Por exemplo, Gandhi e Stalin são ambos considerados de esquerda, apesar de todas as diferenças evidentes entre os dois. Em substituição, eles propõem uma divisão por dois eixos. O eixo ecônomico vai da direita (nenhum controle do Estado sobre a economia) até a esquerda (controle total do Estado sobre a economia). E o eixo social vai do autoritário (tradição e autoridade mais importantes que as liberdades individuais) até o libertário (liberdades individuais mais importantes que tradição e autoridade). Eu sempre caio no 'esquerdista liberal'.

Apesar de todo o viés Europa-Estados Unidos do teste no site, eu não me supreendo com o 'liberal', porque com relação às liberdades individuais (legalização do aborto, da eutanásia, e das drogas; liberdade de culto religioso; liberdade de orientação sexual; etc...) eu SEMPRE acho que quanto mais, melhor. Mas o 'esquerda' eu fico meio assim, porque a esquerda (nos dias de hoje, e como é geralmente compreendida por todos) não é o tipo de movimento político com o qual eu tenha simpatia. Por exemplo, 'esquerda' no Brasil atual me soa como 'funcionários públicos defendendo seus privilégios'.

Outra coisa que me irrita na esquerda é a defesa de países e movimentos totalmente opressores e tiranos simplesmente porque estão em conflito com algum 'país poderoso'. Pensei sobre tudo isso lendo o livro 'The End of Faith' do filósofo Sam Harris. Ele cita a longa tradição do liberalism in denial (lembre que liberalismo nos países anglo-saxões é sinônimo de esquerda), que hoje em dia culpa Israel e os Estados Unidos pelo fenômeno do terrorismo islâmico e chega ao extremo de comparar os israelenses com os nazistas. Harris cita Dershowitz sobre Israel:

"Nenhuma outra nação na história encarando desafios comparáveis aderiu a um padrão de direitos humanos mais alto, foi mais sensível à segurança de civis inocentes, tentou com mais esforço operar sob a lei, ou tomou mais riscos em favor da paz."

E como Harris complementa: imagine se os palestinos teriam a mesma atitude com relação aos judeus, se a minoria sem poder fossem os judeus e a nação e exército poderosos fossem palestinos. Não ia sobrar um semita pra contar história.

Entre um país laico, desenvolvido e livre-pensador e outro que celebra terroristas suicidas, oprime as mulheres e promove a ignorância, eu sei qual deles eu prefiro.

6 comentários:

Afuberti disse...

E 'direita' no Brasil, te soa como o quê?

"E como Harris complementa: imagine se os palestinos teriam a mesma atitude com relação aos judeus, se a minoria sem poder fossem os judeus e a nação e exército poderosos fossem palestinos. Não ia sobrar um semita pra contar história." Que falácia!!

Afuberti disse...

PS: tá pesadito esse teu blog, hein?

Vinicius disse...

Resolvi pesar ele... Hehehe.

Só pra avisar, o "não ia sobrar um semita pra contar história" foi por minha conta.

Primeiro, eu acho que o Islã é uma religião que consegue ser pior que as outras no sentido de ser mais incompatível com uma sociedade laica e tolerante.

E segundo, me irrita quando a esquerda, tão 'pra frente' e liberal em várias questões, se alinha com 'atrasados' (como os palestinos) e ditadores (escolha o seu ditador latino-americano de preferência).

Não que eu ache que a direita é uma maravilha, mas prefiro mil vezes uma direita democrática do que uma esquerda autoritária.

Vinicius disse...

Mas enfim, no espírito socrático, todas opiniões aqui expressas são assumidamente de um leigo dando pitaco em assuntos dos quais sabe muito pouco.

Afuberti disse...

Se tu tiver falando do Lula, lava a boca e olha essa foto: http://www.portalaz.com.br/imagens/geral/20100104191128_310c6.jpg
Como não votar nunca cara desses?

Vinicius disse...

Eu tava falando da esquerda brasileira em geral. Respeito o Lula, até porque ele se 'endireitou' quando assumiu o governo. Inclusive, minha campanha é "Monarquia parlamentarista já: Lula para rei!"