quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Clipe do Dia n°6




Vi o clipe de 'Toys and Flavors' a primeira vez no Riff MTV, que era dirigido pelo Chuck Hipolitho: ele já era fã de Hellacopters e sempre dava um jeito de botar algum clipe deles no programa. Anotei o nome da banda, fui baixar umas músicas no nostálgico Napster e viciei. O cabeça da banda é o vocalista e guitarrista Nick Royale (outro Midas da música), que tocava bateria na banda de death metal Entombed. O Hellacopters é uma banda da Suécia que começou como um projeto paralelo, e os dois primeiros discos (Supershitty to the Max! e Payin' the Dues) eram pesadaços e com gravação bem tosca. Depois o Hellacopters virou projeto principal, e saiu o guitarrista Dregen (que ainda toca na Backyard Babies), que no final das contas acabou substituído pelo Robert Strings.
Desde então, o som do Hellacopters foi se tornando cada vez mais 'limpo'. Eu conheci na época do High Visibility, que ainda é um dos discos que eu mais curto deles: ele tá mais ou menos no meio do caminho entre o som pesado e sujo de antes e o som mais 'comercial' de depois. Na verdade, eu gosto de tudo que eles fizeram.
Tive a sorte de ver dois shows deles antes da banda acabar (em 2008). O primeiro foi aqui em Porto Alegre mesmo, num 'festival' da Skol que aconteceu no Gigantinho e ainda teve Sepultura e Deep Purple. O segundo foi em San Francisco, no Slim's (mais ou menos do tamanho do antigo Tear, atual Ox).
Eu descreveria o som do Hellacopters como rock-retrô-puxado-pros-anos-70. Como eu já li uma vez, é a banda que faz você ter vontade de deixar o cabelo crescer de novo.

Nenhum comentário: